Efeito Pandemia: Home Office e Saúde
Com a declaração da Pandemia de Covid-19 emitida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mesmo que ainda com poucas informações do que se tratava, a população aos poucos foi deixando hábitos e costumes corriqueiros em troca do isolamento social como forma de prevenção ao contágio. Assim, os lugares ocupados por pessoas em atividades habituais deu espaço ao vazio e as incertezas.
Em pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em abril de 2020, com dados de 139 pequenas, médias e grandes empresas que atuam em todo o Brasil, observou-se que diversas destas empresas precisaram se adaptar ao “novo normal”. Cerca de 41% dos funcionários das empresas foram colocados em regime de trabalho remoto, ou seja, o “Home Office”. Neste panorama cabe pensarmos em como o trabalhador pode desenvolver suas atividades laborais de forma eficaz, saudável e produtiva.
No entanto, pensar apenas no ambiente não é o suficiente, estas grandes mudanças provenientes da pandemia, geraram grandes impactos nos aspectos biopsicossociais das pessoas. E para minimizar essas drásticas mudanças, algumas empresas buscaram soluções para atenuar o declínio da saúde, pensando no bem-estar de seus colaboradores. A ginástica laboral, prática utilizada para minimizar o impacto do desgaste físico e mental nos trabalhadores, foi adaptada para o ambiente em casa.
Por fim, falando em saúde mental, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) lançou uma cartilha sobre aspectos de saúde mental e atenção psicossocial na pandemia do COVID19. São apresentadas diversas recomendações gerais para que o trabalhador tenha, em seu ambiente caseiro, tenha uma rotina de trabalho saudável e produtiva, com dicas e orientações de como lidar com o isolamento social e manter horários e pausas adequadas.
Este resumo foi elaborado a partir do trabalho desenvolvido por:
Meirielly Roberta Medeiros Porto
Tecnica e Tecnóloga em segurança no Trabalho/ Engenheira de Produção e Segurança no Trabalho
Ergonomista
Daniel Andrade Meireles
Consultor de Programas de Saúde em Empresa
Ergonomista
Especializando Reabilitação de Lesões e Doenças Musculoesqueléticas
Michelle Rafaelle de Jesus Jordão
Terapeuta Ocupacional
Ergonomista e especialista em Educação Especial e Inclusiva
Você pode acessar ao texto original, com dicas e orientações para a atividade laboral, aqui: EFEITO PANDEMIA: HOME OFFICE E SAÚDE