A música e a doença de Parkinson
A música pode realmente beneficiar o controle motor na doença de Parkinson?
Esta é uma questão levantada por pesquisadores franceses das cidades de Marseille e Aix-en-Provence. Em um estudo apresentado à revista Annals of the New York Academy of Sciences, o grupo menciona os resultados encontrados em 12 pacientes diagnosticados com a doença de Parkinson, que passaram por um treinamento chamado de “sonificação musical”, associada ao ato motor de caligrafia. Este método transforma as variáveis cinemáticas em tempo real na música, ou seja, os movimentos realizados pelos participantes influenciam no ritmo musical. Neste caso, se o paciente realiza o movimento de caligrafia lentamente ou muito rápido, a produção musical é distorcida, denunciando que há algo errado na produção motora.
Três tipos de treinamento foram comparados, para as quais os participantes foram solicitados a produzir exercícios grafomotores: uma sessão com música (não relacionada à caligrafia), uma com sonificação musical (controlado por caligrafia), e uma em silêncio (somente caligrafia). Após o treinamento, os resultados obtidos pelos participantes com Parkinson foram comparados a outros sujeitos sem a doença.
Os resultados encontrados apontam para melhora significativa na velocidade e amplitude do movimento, além de uma maior fluência deste movimento, na tarefa de sonificação musical. Para os autores, esta técnica auxilia no nível de atenção, pois as distorções musicais informam em tempo real, e explicitamente, sobre seu desempenho durante o treinamento. Há indícios que este procedimento que relaciona aspectos auditivos com motores, pode favorecer a ativação do circuito estriado − tálamo – cortical1, desta forma, impactar em processos terapêuticos de forma positiva.
1. – Estruturas das regiões do tronco encefálico e do cérebro que, explicando de forma simples, promove a realização dos movimentos.
Referência:
Lauriane Véron-Delor; Serge Pinto; Alexandre Eusebio; Jean-Philippe Azulay; Tatiana Witjas; Jean-Luc Velay; Jérémy Danna. Musical sonification improves motor control in Parkinson’s disease: a proof of concept with handwriting. Ann. N.Y. Acad. Sci. 1465 (2020) 132–145; 2019.